sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Abandono às margens da linha férrea

Imagem de transporte de massa em Taiwan

Eu era assessor de Comunicação da Fundação de Cultura de Caruaru quando foi criado o famoso e inesquecível "Trem do Forró!

O prefeito era o Zé Queiroz e a parceira do empreendimento, a empresa Serrambi do Recife!

O objetivo era aquecer o Ciclo dos Festejos Juninos de Caruaru com essa grande ideia, trazendo turistas enlouquecidos pelo som da zabumba e pelas paisagens agrestinas!

O trem subiu e desceu a Serra da Russas durante vários anos, depois, os trilhos e bitolas apodreceram e ninguém se mexeu!

A ideia do Trem do Forró mudou de endereço e foi para o Cabo de Santo Agostinho, com a Serrambi - que riiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiico!!

O tempo passou, agora, a Transnordestina traça a sua rota e corta Caruaru do mapa!

O valente prefeito Zé não gostou da rota, que vai influir na economia da "Capital do Forró", e vai se mexer junto às "otoridades"!

Desde há muito tempo que venho afirmando o óbvio - quer dizer - óbvio na Europa e nos países ditos avançados na área do transporte de massa!

O trem ainda é o mais ágil, econômico e sócio-cultural meio de transporte de massa.

Agora mesmo avançam os projetos do trem-bala Rio - São Paulo!

Por aqui, no Brasil, enquanto as empreiteiras e empresas de ônibus bancarem as campanhas eleitorais, os políticos não vão ousar em falar de trem de passageiros!

Como ficou o pessoal que mora à margem dos trilhos que foram colocados no século passado, que foram totalmente abandonados?

Quem lastimou o fim do "Trem do Forró" - e agora Caruaru fora da rota da Transnordestina - deveria brigar, também, pelo retorno do trem de passageiros!

A primeira vez que pisei em Caruaru vim pela Rodoviária Caruaruense e voltei de trem.

Nunca mais esqueci esta viagem de trem - o intercâmbio social - com direito a sotaques, odores e sabores do Agreste de Pernambuco.

Em 1970 e alguma coisa, viajei de São Luiz do Maranhão a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, de trem - hoje quase todos os ramais por onde passei estão desativados!

Quem viu, viu, quem não viu, vai ter que ouvir as estorinhas!

Vamos torcer para o prefeito Zé conseguir incluir Caruaru na rota da Transnordestina e pedir para o prefeito não esquecer o pessoal esquecido nas margens da ferrovia desativada!

Lembrei do saudoso compositor Ezequias Rodrigues e o seu "Trem do Forró", que fazia vuco-vuco nos trilhos de Pernambuco!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário