quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Exagero de cadeiras – melhor deixar esse pessoal em pé!

Que gracinha!!

Estou acompanhando a batalha travada pelos suplentes de vereadores.

Quase oito mil no Brasil esperando pela sinalização da “mamata”.

“Mamata” porque é obvio que uma pessoa que não sabe ler e não conhece a legislação (para não ir muito longe – lembrei da exigência da “folha corrida policial” para futuras candidaturas) não está apto nem para disputar um mandato (claro que existem as exceções), imagina legislar e fiscalizar o Poder Executivo!

O momento é delicado, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição - PEC 336/09) já foi aprovada no primeiro momento, na surdina, mas ainda tem uma longa caminhada pela frente até os suplentes se apresentarem para a mamata tão sonhada – com status de autoridade!

Aqui em Caruaru serão mais seis cadeiras – imagino a partir da próxima legislatura!

Insistindo, na delicadeza do momento, ano que vem tem eleições e os “tais” pretendentes à “mamata” possuem a arte de conquistar votos – a maioria compra – aí entra penico, caçarola, carteira de motorista, exame de fezes..........e coisas inimagináveis!

Dia desses, um prestador de serviço, conversando sobre o tema, falou que gostaria que tivesse eleição todo dia – cada dia desses é faturamento certo – na última eleição ganhou mais de cem reais!

Fica a pergunta!

Como criar mecanismos para extirpar essa praga de “ditos” representantes dos que vendem o voto? Antes, inclusive, deveriam passar por critérios intelectuais e de relacionamento com a polícia.

As denúncias acontecem, ninguém anda de “pulseirinhas” (famosas algemas) e ainda possuem a “cara de pau” de ficar rindo quando acusados de salafrários (no barato).

Deixo a pergunta final – vocês não acham que cinco vereadores capacitados já estaria de “bom tamanho”?

Às vezes é melhor ler certas coisas do que ser analfabeto ou cego!

EM TEMPO - PEC DOS VEREADORES
Enviado por gmnbarros
Penso que seria uma insensatez na atual conjuntura que vivemos a aprovação da PEC dos Vereadores. Pra que tantos vereadores representando uma população desarticulada, sem informação e sem saber exercer sua cidadania por meio do Controle Social? Acredito que o Brasil deveria investir, antes de qualquer coisa, na formação cidadã da sua população. Penso que pouquíssimas pessoas sabem qual a função de um vereador e nem como fiscalizar sua atuação. Formação cidadã deveria começar nas escolas, igrejas e nos lares para que possamos ter um povo esclarecido, que não venda seu voto por uma cesta básica. Vale salientar que não estamos precisando de quantidade e sim de qualidade.

Circo do Absurdo!

Cirque du Soleil em Pernambuco
* Chico Carlos


Quando repudiamos a instalação do Cirque du Soleil, no Parque Memorial Arcoverde, divisa entre Olinda e Recife, alguns desavisados não gostaram e partiram para insultos gratuitos. Não ligamos e insistimos nas críticas por entender que o exercício da cidadania deve ser pleno, sem medo de ser feliz. Mantivemos nossa postura, coerência e dignidade. O circo e a exploração fizeram Du Soleil um espetáculo único contra aqueles que têm fome e sede de justiça. Em verdade, o espetáculo “Quidam” foi de uma magia incomum, mas acintoso e contundente para a realidade de nossa gente.
Como dissemos, não deixou saudades e sim prejuízos, que começam logo na entrada principal do parque. Parte do piso da via que passa pelo memorial foi destruída, por conta do acesso das máquinas e caminhões durante a montagem do circo.
Os buracos estão em vários locais, dificultando a circulação de veículos. Na área do estacionamento do Memorial, onde foi armada a lona principal do circo, o que restou foi um imenso pátio asfaltado e às escuras. Nove árvores foram derrubadas para a instalação do Cirque du Soleil. Nenhum trabalho de replantio foi feito até agora. Gostaríamos muito que todo o lucro arrecadado fosse revertido em multa, porém o crime contra a natureza é inafiançável, ou seja, vale uma pizza para os poderosos.
O mais estarrecedor é que o projeto original do parque, idealizado pelo brilhante paisagista Burle Marx, foi violado justamente no ano do centenário dele, como foi ressaltado no JC do dia 10.09.09. Que absurdo! Passou dos limites.
A luta continua...
* Chico Carlos é jornalista

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Quem está blefando?

O povo de Caruaru quer saber quem vai sentar na cadeira?


Acompanhando todos os lances da política nativa fico atordoado com os blefes pesando toneladas, disparados como socos do Tyson na época que ele estava em forma!

Brincadeira! - diria o carioca de beira de calçada, depois de ouvir um papo de 171 de um malandro calibrado!

Finalmente, quem vai preso?

Essa semana que passou, no auge da crise entre médicos e prefeitura, o ex-prefeito Neguinho Teixeira apareceu e foi para o ar em uma emissora da cidade e disparou: “Não deixei rombo nenhum, deixei uma boa grana (deu valores) nos cofres da prefeitura. Essa secretária de saúde que aí está é uma Loba, deixei tudo funcionando às mil maravilhas, o que estou vendo é incompetência”, destilou o ex-prefeito Neguinho.

É complicado!

Finalmente, quem está blefando?

Quem vai responder judicialmente pelo dito rombo?

Alguém tem que ir preso – não se acusa um homem de bem de ladrão, assim como não se deixa solto um ladrão ou um caluniador!

Às vezes é melhor ouvirmos certas coisas do que sermos surdos, às vezes, também, é melhor lermos certas coisas do que sermos analfabetos ou cegos!

Enquanto isso continua todo mundo solto, serviços básicos paralisados e o outro ex-prefeito achando que o governo do Zé Queiroz é uma comédia!

Coisas do País de Caruaru!

Mineral só na garrafa de vidro

Papa (que não é batata da Cordilheira de los Andes) fina!

Ainda hoje lembro do sabor de uma boa água mineral servida em uma garrafa de vidro!

As últimas que tomei foram engarrafadas em Garanhuns – Serra Branca com gás! Delícia!

Quem disser que é a mesma coisa tem problema para diferenciar paladares, creio!

Para mim, tudo na garrafa de vidro tem sabor melhor e diferente dos recipientes em polipropileno (plásticos nocivos ao meio ambiente)!

Lendo tudo neste final de semana, dei de cara com essa no site da UOL:

“Por motivos ambientais, cidade australiana proíbe venda de água engarrafada”

Sydney - Um povoado australiano se transformou neste sábado no primeiro do mundo a proibir a venda de água engarrafada para reduzir o impacto das garrafas de plástico no meio ambiente, informou a rádio ABC.

A localidade de Bundanoon, no estado de Nova Gales do Sul, no sudeste da Austrália, aprovou em julho a campanha com o apoio de 350 dos 352 membros do conselho municipal e uma arrasadora maioria da população de 2,5 mil habitantes.


Na noite de sexta-feira foram retiradas as últimas caixas de água engarrafada de todos os comércios da localidade e a partir de agora só se poderão encher vasilhas reutilizáveis.A iniciativa nasceu depois que uma empresa de bebidas anunciou seus planos para engarrafar água proveniente de uma reserva subterrânea próxima.


O administrador-chefe de Nova Gales do Sul, Nathan Rees, pediu a outras cidades que se somem ao plano e deixem de comprar este produto.Os australianos gastaram em 2008 cerca de 500 milhões de dólares locais (US$ 388 milhões) em água engarrafada, 10% mais que o ano anterior.”
É sempre bom lembrar que o Estado de Pernambuco está na lista dos maiores consumidores de água mineral do país!


Acho que o momento é de reflexão, com posterior mobilização para os ambientalistas e autoridades sanitárias do Estado!


Fica o alerta, EM TEMPO!!!!!!!

Um no outro não quero troco


A questão é de pisante!

Quem conheceu políticos da estipe de um Leonel Brizola fica boquiaberto com a realidade Tupiniquim!

A cada pesquisa relativa à sucessão do “Lulinha Paz e Amor” as análises especulativas definem a postura dos postulantes (essa é boa)!

Na última, o deputado que deu pra “namorar” até com o Maluf subiu e já começou a botar as unhas de fora! Se o ACM fosse vivo, certamente, daria um novo “tapão” na orelha!

Parece que não aprende!

Esculacho no Serra (lidera os números), que não sai do “canto” - "O Serra é feio pra caramba, mais na alma do que no rosto", que leitura tétrica essa do Ciro, só lembro do ex-guru ACM!

O governador mineiro, comendo pelas beiradas, ainda não emplacou! Na linguagem do futebol seria o “Armadinho” – lembra o vovô Tancredo!

A Marina Silva, ex-católica fervorosa, hoje evangélica convicta, fica meio deslocada nessa turma aí – deveria ser candidata a “Rainha da Floresta Encantada da Disney".

Heloísa Helena, que não consegue “botar a pipa no alto”, anda de “vara curta”, dando aulinhas em Maceió, ainda “come a bronca” de chamar uma colega de "porca trapaceira".

A candidata dos presidentes (Lula e Chaves), Dilma Roussef, que o ministro Bernardo anda chamando de “Dilminha”, também patina e nos bastidores vem mostrando que o estilo “Paz e Amor” é só “papo de campanha”!

Enquanto isso, todos os nossos candidatos (figuras ímpares) dizem que a culpa da baixaria é sempre da imprensa – “Já vimos este filme e o Gordo mandaria botar os tubos de novo”!!!!!!!!

Vamos aguardar a próxima pesquisa para acompanhar a comédia da sucessão, agora na versão “Pastelão” e com a participação do Chaves!

Incoerência nas águas mornas e transparentes

Que riiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiico, Kadafi em pose especial para o blog!

O presidente Lula foi uma das estrelas da abertura (26-sábado) da II Cúpula América do Sul-África!

O evento acontece nas Islas Margarita, um balneário venezuelano.

O encontro conta com estrelinhas (de todas as qualidades) do mundo político internacional. "Lutamos muito para varrer para o lixo da história as ditaduras militares de antes, não podemos permitir retrocessos deste tipo em nosso continente. Esta é uma questão importante para nós, sul-americanos, na alvorada de um século moldado pela democracia e o multilateralismo", disparou o Lulinha Paz e Amor (lembram?) diante de uma plateia intercontinental, recheadas de “Chaves” (tragicômico sul-americano) e “Khadafis” (40 anos de poder na Líbia).

"Como na África, a América do Sul passa por um momento de transformações sem precedentes. Estamos decididos a enfrentar, conjuntamente, os numerosos desafios que devem nos unir, e não nos dividir. Este é o sentido da criação do Conselho Sul-Americano de Defesa. Este é o sentido da condenação, unânime, do golpe de Estado em Honduras", disparou Lula.

A crise de Honduras (prato do dia) e, principalmente, o petróleo foram destaques desta segunda edição de magnatas oriundos de países pobres e carentes de um regime democrático.

Incoerências à parte, a postura internacional do Lula continua irretocável, inclusive rendendo pontos para um futuro cargo nas Nações Unidas e votos para sediarmos as Olimpíadas.

Enquanto isso, o caldeirão continua no processo de “banho-maria” (também cozinha) em Honduras com todos os “golpistas” – fica até difícil para identificar quem não é – esperando pelo nosso Amorim para soluções que todo o mundo deseja que sejam acordadas entre “urubus” e “carniças”, tripudiantes da miséria alheia centro-americana!!!

domingo, 20 de setembro de 2009

Fluminense volta a torturar seus torcedores


Os Deuses que habitam o Maracanã não irão permitir uma tragédia desse tamanho

Do céu para o inferno, direto, sem escala!

Aconteceu aqui, em Pernambuco, com o também tricolor Santa Cruz, que despencou da série A para a D numa sequência estonteante – tivesse este ano a série E o querido “Santinha”, carinhosamente, seria cabeça de chave, certamente!

Dia desses, já havíamos passado por isso! Lembro, inclusive, que nos privaram do único título que ainda não temos – o da 2º divisão! Pulamos da 3ª para a 1ª – direto – eu não gostei, ficamos sem a preciosidade máxima da 2ª!

Esse ano começamos com o Parreira, Fred, Leandro Amaral, Fernando Henrique, Luiz Alberto, Ed Carlos, Fabinho, Conca.....quem poderia imaginar que estaríamos com a corda no pescoço e com a oposição tirando onda, com história de lanterna e tudo mais!

Cruel.

Doloroso.

Vi o jogo deste domingo, com o Grêmio, e constatei o que vinha adiando há algumas semanas – realmente somos fortes candidatos, inclusive favoritos, para ocupar o lugar do Vasco na segundona do ano que vem!!

O time é fraco, confuso e está quase nocauteado faltando uma série de rounds.

Só milagre!

Acredito em milagres!

Vamos, todos, juntos. Afinal, ainda ontem estávamos decidindo uma Libertadores no Maracanã! Lembram?

Vamos frear essa descida na banguela, mesmo com essa configuração suicida de uma diretoria a que os analistas do Rio atribuem trapalhadas e falta de bom senso!

Lembro do Castilho, Jair Marinho, Altair, Edinho, Pintinho, Rivelino, Doval Manfrine, Branco, Carlos Alberto, Píndaro, Pinheiro e de tantos outros que honraram a camisa do único detentor da Taça Olímpica* – ganhamos tudo em um ano só!

Agora só nos resta manter viva a esperança de um milagre e sucesso na obscura Copa Sulamericana..........torcendo para que o elenco tenha vergonha na cara e que os bichados (Fred & Cia) se recuperem para encarar os compromissos assumidos com o ex- SELENENSE!!!!!!

Rumo a Dubai, vamos começar agora com o título da Sulamericana!!!!


* Taça Olímpica - Em 1949, o Fluminense Football Club ganhou esse prêmio especial. O Flu é o único clube latino americano e o único de futebol no mundo detentor desta taça, equivalente ao prêmio Nobel do esporte, instituído pelo Barão de Coubertin - criador dos Jogos Olímpicos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Desculpem, estava muito ocupado com a webradio

O maestro João Carlos Martins é energia pura, toca com a alma e com o que sobrou!


Peço desculpas a todos que visitam este blog.

Por essas, e por outras, ainda não resolvi divulgar este espaço livre para troca de ideias e informações.

Estive - ainda estou - muito ocupado com um projeto de webradio que estamos desenvolvendo e apresentamos em Salvador no dia 09, em evento da Confederação Norte/Nordeste das Unimed’s e das Unicred’s.

O mesmo projeto vamos apresentar em evento nacional do Sistema Unicred do Brasil, em Campinas (SP), agora no início de outubro.

Quem quiser conferir esta história da webradio clica no www.unicredcentrope.com.br e acessa a Rádio Centro Pernambucana, ou dá um click no link aí do lado.

Estamos desenvolvendo várias atividades na área da Comunicação Social, simultaneamente. Vou me educar para, diariamente, estar aqui, contando e fazendo histórias do cotidiano dos povos de latino-américa.

Nomás, deixei o meu celular numa cadeira de primeira fila – aquela do gargarejo, no Othon Palace, na Ondina, mirando olho no olho do ministro do Itamar Franco, embaixador Rubens Ricupero!

Lembrei do episódio do “só mostramos o filé” e ouvi o embaixador dizer que o Lula vacilou quando cantou a pedra da parceria com a França, quando processos licitatórios ainda transitavam nos bastidores.

Senti o peso da visibilidade, elegância e conhecimento do processo sócio-econômico-cultural-político dos povos contemporâneos na fala de uma hora do embaixador Ricupero.

Em Salvador, presenciei o maestro João Carlos Martins transformar o impossível com lições de determinação e fé cristã!

O maior intérprete de Bach levou uma sanfoneira de barro do Alto do Moura para sua casa, em São Paulo!

Arte no barro do centenário Vitalino no piano de calda do maestro que encantou o mundo tocando Johann Sebastian Bach!

Coisas do País de Caruaru!

Voltei ao Barravento, lembrei Glauber Rocha, o Cinema Novo e mirei, entre uma e outra lapada, o Farol da Barra apontar para a Ilha de Itaparica, numa noite de lua cheia!

sábado, 5 de setembro de 2009

Trem Maluco, que não é o de Pernambuco

Fim do monopólio na rota Cusco (Capital do Império Inka) e Águascalientes (Pé-de-Serra de MachuPicchu)

Os deputados peruanos já tinham cantado essa pedra, em dezembro do ano passado, com denúncias pesadas sobre os "maus tratos" da Orient Express com os quéchuas e com os turistas que diariamente lotam os trens na rota Cusco (Capital do Império Inka) / Águas Calientes (cidadela Inka no pé-de-serra de MachuPicchu) - a maioria caidinhos, principalmente pelas altas tarifas e os serviços precários.

A partir de agora, a Andean Railways e a Inca Rail vão comer também uma fatia do bolo e, provavelmente, se não houver marmelada, os preços devem cair e melhorar para o orçamento de todos que trafegam pela Cordilheira na direção de Los Apus Sagrados!!!!!

Essa do Trem me lembra o saudoso cumpadi Ezequias Rodrigues, que cantava o Trem do Forró - o Trem Maluco - só no vuco-vuco - saía do litoral, subia a Serra das Ruças - chegava em Caruaru - tudo no vuco-vuco!!!!!!

Trem de las Quenas ou de los Pífanos - é sempre bom viajar de trem - dá pra dar rolé - conhecer o povo - tomar matte de coca - uma branquinha de cabeça - no comparso da zabumba ou do bongo!!!!!!

O preço do trem vai cair, meu amigo Tonéo! Vou descer pro Rio e sentir frio em Ouro Preto!!!!!!!!!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Estrada do Jeans

Papo da "alemoa" com a "indiazinha" sobre o PAC

Batizada de “Estrada do Jeans”, o trecho da BR 104 que está sendo duplicado pelo Governo Federal ganhou uma injeção de R$40 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

A mão da mãe do PAC foi generosa com a região que hoje contribui significativamente com a mudança do cenário sócio-econômico do Agreste e do Estado de Pernambuco.

Quanta bondade, ministra Dilma, a mainha do PAC!

Aqui em Caruaru, tem um comitê que acompanha o “andar da carruagem”!

Todos estão dispostos a não deixar a “peteca cair”, ou melhor, a obra do PAC parar!

A parte mais cruel das obras, o perímetro urbano de Caruaru, continua sendo tocado em ritmo que traduz que o dinheiro não será problema para a “sulanca” deslizar na BR 104!

A possibilidade de extensão da obra até Santa Cruz do Capibaribe é real, assim como a duplicação se estender até Campina Grande, aí seria “bom demais”.

Imaginem um tour Caruaru, Campina Grande, João Pessoa, Recife, Caruaru, tudo duplicado e sem pedágio.

A duplicação das BRs e vicinais estratégicas definem o grau de visibilidade futura de investimentos e desenvolvimento sustentado de qualquer região – quem conhece, para não ir muito longe, São Paulo e Rio de Janeiro, sabe que o Estado que tem estrada tem presente e um futuro promissor.

Com ou sem PAC, com ou sem mainha, a sociedade do Agreste não pode deixar essa peteca cair e nem ser transformada em “atiradeira eleitoral”!!!

Exigências básicas elementares


A catedral virou ponto de convergência de romaria dos suplentes

Os suplentes de vereador estão atônitos e apreensivos.

Brasília nunca presenciou uma romaria de pedintes tão surpreendentes.

Há quem diga que Juazeiro do Norte, no Dia de Finados, virou brincadeira perto do trânsito de suplentes em busca de trabalho e de boquinhas.

De trabalho, os que sabem ler e conhecem a missão de um vereador.

De boquinha, os inescrupulosos que fazem da função instrumento de locupletação.

Segundo os números oficiais são 7,3 mil novos vereadores com a boca na botija, prestes a estourar, também, a boca do balão.

Pregamos que seja decisivo, ao pleitear um cargo público, uma ficha corrida limpa, saber ler, escrever, ter conhecimentos básicos da missão e, sobretudo, conhecer os meandros do Poder Legislativo e, se possível, no mínimo, a história contemporânea do município, do Estado e do país.

Muitos interesses eleitorais em jogo, Brasília ferve. A possibilidade real da ampliação das Câmaras virou um jogo para privilegiar, na prática, os cabos eleitorais que conhecem as bocas de urnas.

Todo cuidado é nenhum, os eleitores devem ter muita atenção na hora do voto, olha que ano que vem vamos eleger o presidente, governador, deputados e senador.

Que todos os envolvidos nas decisões desta PEC saibam que voto não fala!!!