sexta-feira, 10 de julho de 2009

Obrigado Vitalino

Vitalino: mestre dos mestres das culturas populares do Brasil

Nascido e criado no Rio de Janeiro, o meu primeiro contato com Caruaru foi através da arte no barro criada por Vitalino e pelo espetáculo teatral o "Auto das Sete Luas de Barros", do Grupo Feira!

Fiquei encantado com os bonecos moldados na argila e com o texto do Vital Santos!

Os bonecos de barro transmitiram um sinal: Caruaru é o lugar!

Alguns dos bonecos de carne e osso do Grupo Feira se transformaram em grandes amigos!

Não vejo Caruaru sem os bonecos de Vitalino, não vejo Caruaru sem as culturas populares!

Caruaru sem as culturas populares se perde entre as centenas de cidades com 300 mil habitantes do interior do Brasil!

Hoje, 10 de julho, a cidade para e reverencia o Grande Mestre Vitalino!

Acho que estátua na porta do museu é pouco, Caruaru deveria ter o seu nome trocado para "Vitalino City", sua família deveria desfrutar das delícias da corte!

Na realidade, o tempo passou, Vitalino é hoje o ícone que abriu as portas das Culturas Populares no Brasil! Alguém duvida? Não existe neste continente uma expressão tão cândida quanto a do Mestre!

Há quem diga, no Alto do Moura, o pessoal da Velha Guarda, Galdino também dizia: O barato do Mestre era pífano! Biu do Pife fez a obra prima "Amassando o Barro"!!! Que homenagem!!

Hoje e sempre, todos devem ficar atentos aos Vitalinos, as reverências podem ser traduzidas em vida digna para todos os artesãos do Alto do Moura!

A bandeira de Caruaru deveria ter um boneco de barro, todas as entradas da cidade deveriam ter bonecos de barro, todas as praças públicas devem ter bonecos de barro!

Hare, hare, Mestre Vitalino, através do seu filho guerreiro - Severino - que não é Biu, agradeço a oportunidade de estar aqui, à sua arte devo a minha presença na "Capital das Culturas Populares e "Maior Centro de Artes Figurativas da Américas"!

Gracias, muitas gracias, obrigado à família Vitalino!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário